Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Documentos > Catálogo de serviços de TIC
Início do conteúdo da página

Catálogo de serviços de TIC

Escrito por Ralfh Alan | Publicado: Quinta, 09 de Abril de 2020, 11h16 | Acessos: 6054

O Catálogo de Serviços de TI é um subconjunto do Portfólio de Serviços da Organização, que consiste em todos os serviços ativos, inativos e aprovados que podem ser oferecidos aos atuais e futuros clientes da organização, conforme definido pelo ITIL. É, ainda, uma projeção virtual da capacidade do provedor de serviços de TI de entregar valor para seus clientes.

O Catálogo traz uma visão clara de quais serviços a Tecnologia da Informação (TI) oferece e como ela agrega valor para os recursos financeiros alocados, oferecendo assim um método para requisitar ou pedir os serviços publicados. Além disso, viabiliza a elevação do nível de maturidade em governança na organização na qual os principais termos, condições e controles definidos nele estejam integrados aos processos de prestação de serviço. Permite melhorar o planejamento, a entrega e o suporte aos serviços, enquanto avalia de forma correta os recursos e custos dos serviços. Nesse contexto, aborda atividades comuns como por exemplo: Pedido de serviços em computadores, telecomunicação, colaboração e suporte, que podem produzir resultados mensuráveis e garantem a consistência da qualidade do serviço.


O Catálogo dos Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Unifesspa apresenta os serviços informatizados ativos na visão de um usuário em específico. Nesse sentido o objetivo desta prática é que todas as informações dos serviços ativos estejam claramente disponíveis e especificados para os usuários, além de, permitir a preparação e a definição de Acordos de Nível de Serviços (SLA) para aferição de métricas e possíveis indicadores de desempenho. A Política de Gerenciamento de incidentes que visa definir diretrizes para o processo de gestão de incidente, bem como tornar a gestão de serviços de TI eficiente, atua como artefato de suporte a este catálogo.

 

Fim do conteúdo da página