Índice de governança pública - TCU
O Tribunal de Contas da União (TCU) vem realizando, sistematicamente, levantamentos para conhecer melhor a situação da governança no setor público e estimular as organizações públicas a adotarem boas práticas de governança. A partir de 2017, o TCU unificou quatro levantamentos de governança (pessoas, TI, contratações e governança pública) realizados com foco nas organizações públicas, além de tornar o levantamento anual, público e parte integrante do processo de prestação de contas anuais. Com isto, espera-se reduzir o custo da coleta das informações junto aos gestores públicos, bem como aumentar o valor agregado desse trabalho para aquelas organizações que desejam melhorar sua governança e sua gestão, pois que todas as informações poderão ser livremente acessadas para fins de análise comparativa (benchmarking).
Desse modo, houve aumento de 150% dos indicadores de governança de TIC da Unifesspa, os dados desse crescimento foram extraídos do questionário do TCU aplicado na Unifesspa e demais órgãos. Além disso, de acordo com o modelo do kit de governança do SISP que avalia a maturidade do nível de governança de TIC das instituições (IgovTI-TCU < 0,40: baixa maturidade em TI; iGovTI-TCU entre 0,40 e 0,59: maturidade intermediária; iGovTI-TCU > 0,59: estágio aprimorado), atingiu-se o nível intermediário. Enseja-se alcançar o estágio aprimorado ao final da execução do PDTIC que está em desenvolvimento (2022-2024), para isso, será necessário focar prioritariamente na monitoria, aprimoramento e avaliação das normas, políticas e planos aprovados pela organização.
Nos links a seguir são apresentados os relatórios comparativos mais detalhados, desdobrando cada contexto de análise:
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