Você está aqui: Categoria > 12ª reunião do Comitê de Governança Digital

12ª reunião do Comitê de Governança Digital

Escrito por Ralfh Alan | Publicado: Sexta, 16 de Outubro de 2020, 16h50 | Acessos: 6852

Foi realizada no dia 13 de outubro de 2020 através de vídeo conferência a terceira reunião do Comitê de Governança Digital (CGD) em 2020 que teve como ponto de pauta a aprovação da Política de gestão de riscos, Plano de gestão de riscos, adequação da Norma de correio eletrônico (email), primeira revisão do PDTIC e a adequação do PDA, PoSIC e PDTIC a EGD (estratégia do governo digital).

A Política de Gestão de Riscos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), referida apenas como Política de Gestão de Riscos, tem como objetivo embasar os princípios, conceitos e os valores que norteiam o Plano de Gestão de Riscos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do CTIC / Unifesspa, no processo de Gestão de Riscos de TIC.

O Plano de gestão de riscos de TIC tem por objetivo apresentar os principais ativos de tecnologia da informação e comunicação do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), assim como detalhar suas ameaças, vulnerabilidades, controles e riscos.

O terceiro ponto de pauta foi a atualização da Norma de uso do serviço de Correio Eletrônico (e-mail), o serviço de correio eletrônico (e-mail) ou webmail da Unifesspa passa a ser fornecido, suportado e hospedado pela empresa multinacional de serviços online e software Google, através do aplicativo Google ​Mail (Gmail), um dos produtos do ​G Suite for Education​, que pode ser definido como um conjunto de aplicativos gratuitos do Google feito sob medida para as escolas que oferece vantagens como segurança integrada com várias camadas e suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem custo extra para a universidade.

O quarto ponto de pauta foi a primeira revisão do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC), este plano é o instrumento norteador de TIC da instituição e que há previsão de revisão semestralmente. Nessa revisão foram atualizados prazos, inclusão e remoção de alguns projetos em virtude de adequação de metas e força de trabalho.

O último ponto de pauta foi a atualização do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, Política de Segurança da Informação e Comunicação (PoSIC), Plano de Dados Abertos (PDA), essa atualização foi necessária para se adequar ao decreto 10.332 de 28 de abril de 2020 que instituiu que a nova estratégia do governo digital na qual destaca-se a principal mudança sendo o alinhamento dos mesmos aos novos objetivos estratégicos determinados pelo instrumento normativo.

Além disso, foi explanado sobre Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), sua importância para a Universidade e que já existe uma comissão de implantação da mesma na qual indicou o encarregado de dados da instituição, assim, o CGD passará a ter esse novo membro como integrante do comitê.

Assim, todos os pontos de pauta foram aprovados por unanimidade pelos membros presentes.

Membros

Titular Suplente Unidade Manoel Enio Almeida Aguiar (Presidente) manoelenio@unifesspa.edu.br Cleydenver Guilhermino dos Santos Rocha cleydenver@unifesspa.edu.br Secretaria de Planejamento (Seplan) Marcele Juliane Menezes...