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Norma de uso do serviço de Correio Eletrônico (e-mail)

Publicado: Quarta, 04 de Abril de 2018, 11h05 | Última atualização em Sexta, 28 de Setembro de 2018, 17h43 | Acessos: 291

Norma de uso do serviço de Correio Eletrônico e mailEsta norma dispõe sobre o uso do Correio Eletrônico da Unifesspa.

Clique na imagem para fazer o download na norma em formato PDF.

O serviços de correio eletrônico.

Art 1º O Webmail Unifesspa é um conjunto de softwares livres interligados que produzem o produto esperado, a saber, o envio e recebimento de mensagens. Tais softwares foram desenvolvidos por uma comunidade internacional de programadores que mantêm os programas atualizados. A Unifesspa não participa dessa comunidade internacional, não altera nem adiciona recursos de correção e/ou atualização nos programas, apenas faz uso de uma ferramenta disponibilizada internacionalmente por essa comunidade. Desse modo, seu uso implica aceitar os recursos que os programas disponibilizam. A ausência de mais recursos, o mau funcionamento e comportamentos inesperados de quaisquer funcionalidades do Webmail serão corrigidos por novas versões disponibilizadas pela comunidade desenvolvedora e não pela Unifesspa.

Art 2º O Webmail é acessível a partir do endereço eletrônico: https://correio.unifesspa.edu.br.

 Quais os direitos dos usuários?

 Os usuários tem as seguintes capacidades de armazenamento de e-mail.

Banner Email capacidade usuarios

Quais são os deveres dos usuários?

Art 9º O usuário é responsável por manter cópias de segurança de suas mensagens.

Art. 10. As contas de e-mails serão administradas da seguinte maneira:

    I. ...

   II. ...

  III. Servidores com cargos de chefia/direção terão a capacidades das suas caixas de e-mail aumentadas para 5GB. Porém, assim que o Servidor não estiver mais ocupando o cargo de chefia/direção, o mesmo terá 30 dias para fazer backup e sua cota de armazenamento voltará aos 3GB padrão;

Art. 16. A inserção automática, manual, ou adquirida por qualquer meio, de qualquer endereço eletrônico de usuários do domínio unifesspa.edu.br em listas de mala direta, anúncios comerciais, é terminantemente proibida.

Art. 17. As mensagens não reconhecidas como legítimas pelo sistema, serão consideradas como SPAM e poderão ser recusadas automaticamente pelas ferramentas de segurança da Unifesspa (Anti-spam, Firewall, Antivírus, etc.). Caso mensagens classificadas como SPAM cheguem até o usuário, este deverá notificar a administração dos sistemas e redes para tomar as medidas legais e administrativas cabíveis.

Art. 18. A inserção de endereços do domínio unifesspa.edu.br nas condições acima citadas representa uso não autorizado de recursos computacionais de propriedade do governo federal, o que sujeita o infrator às penalidades previstas em leis federais e do RJU (Regime Jurídico Único).

Art. 19. O e-mail institucional é considerado um meio de comunicação oficial da universidade, portanto, para fins administrativos e é da responsabilidade de cada usuário ler periodicamente seus e-mails.

Art. 20. É obrigatória a limpeza periódica da caixa de e-mail, evitando acúmulo de mensagens e arquivos inúteis, de forma a respeitar o limite de espaço de cada caixa de correio;

Art. 22. É vedado aos usuários o uso do serviço de correio eletrônico institucional da Unifesspa com os seguintes objetivos, podendo a conta de e-mail ser bloqueada em caso de violação das vedações e em caso de reincidência o usuário poderá ficar impedido de acessar este serviço:
     I. Disseminar anúncios publicitários, mensagens de entretenimento e mensagens do tipo “corrente”, vírus ou qualquer tipo de programa de computador que não seja destinado ao desempenho de suas funções ou que possam ser considerados nocivos ao ambiente computacional da Unifesspa;
    II. Enviar arquivos de áudio, vídeo ou animações, salvo os que tenham relações com os objetivos institucionais desempenhados pela Unifesspa;
   III. Executar outras atividades lesivas, tendentes a comprometer a intimidade de usuários, a segurança e a disponibilidade do sistema, ou a imagem institucional da Unifesspa.

Art. 24. A alteração de senha é feita diretamente no SIG, não havendo necessidade de intervenção do CTIC para essa ação, salvo no caso de caixas de e-mails institucionais.

ATENÇÃO:  Faças cópia de segurança (backup) dos seus e-mails!

Consulte o procedimento na wiki da Unifesspa clicando aqui.

Art. 23. Usuários da Unifesspa terão seus e-mail administrados conforme a seguinte descrição:

    I. Usuários que não realizarem acesso a seus e-mails por um período contínuo de 2 meses terão suas caixas de e-mails bloqueadas, o que significa que eles não terão acesso ao conteúdo do e-mail, mas a caixa de e-mails continuará recebendo mensagens;

    II. Usuários que não realizarem acesso a seus e-mails por um período contínuo de 3 meses terão suas caixas de e-mails inativadas, o que significa que eles não terão acesso ao conteúdo do e-mail e tão pouco receberão novas mensagens. Esta conta de e-mail só será recuperada após abertura de chamado via Central de Chamados CTIC-Unifesspa através do seguinte endereço: https://atendimento.unifesspa.edu.br;

    III. Usuários que não realizarem acesso a seus e-mails por um período contínuo de 4 meses terão suas contas excluídas, um backup será feito e só será recuperado após um processo encaminhado à Divisão de Redes e Serviços de Internet – DIRSI;

    IV. Os servidores terão suas caixas de e-mail deletadas após 90 dias do seu desligamento da instituição. O CTIC se responsabilizará por manter uma cópia de segurança (backup) desses dados por até 5 anos, após esse período não será possível recuperar qualquer informação contida na caixa;

    V. Alunos terão suas caixas de e-mail apagadas 60 dias após a colação de grau, nesse caso o CTIC não se responsabilizará por manter backup das informações contidas na caixa de e-mail após esse período, sendo essa tarefa de total responsabilidade dos alunos.

 Clique na aqui e faça o download do arquivo PDF da norma.

Art. 23. Usuários da Unifesspa terão seus e-mail administrados conforme a seguinte descrição:

  1. Usuários que não realizarem acesso a seus e-mails por um período contínuo de 2 meses terão suas caixas de e-mails bloqueadas, o que significa que eles não terão acesso ao conteúdo do e-mail, mas a caixa de e-mails continuará recebendo mensagens;

  2. Usuários que não realizarem acesso a seus e-mails por um período contínuo de 3 meses terão suas caixas de e-mails inativadas, o que significa que eles não terão acesso ao conteúdo do e-mail e tão pouco receberão novas mensagens. Esta conta de e-mail só será recuperada após abertura de chamado via Central de Chamados CTIC-Unifesspa através do seguinte endereço: https://atendimento.unifesspa.edu.br;

  3. Usuários que não realizarem acesso a seus e-mails por um período contínuo de 4 meses terão suas contas excluídas, um backup será feito e só será recuperado após um processo encaminhado à Divisão de Redes e Serviços de Internet – DIRSI;

  4. Os servidores terão suas caixas de e-mail deletadas após 90 dias do seu desligamento da instituição. O CTIC se responsabilizará por manter uma cópia de segurança (backup) desses dados por até 5 anos, após esse período não será possível recuperar qualquer informação contida na caixa;

  5. Alunos terão suas caixas de e-mail apagadas 60 dias após a colação de grau, nesse caso o CTIC não se responsabilizará por manter backup das informações contidas na caixa de e-mail após esse período, sendo essa tarefa de total responsabilidade dos alunos.

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